Câncer de Tireoide e Uso de Celulares – Existe Associação?

Publicado em: 20/05/2020

Um novo estudo liderado pela Escola de Saúde Pública de Yale demonstrou uma associação entre taxas mais altas de neoplasias de tireoide e radiação proveniente de telefones celulares. 

Os pesquisadores examinaram mais de 900 pessoas em Connecticut e descobriram que aqueles com certos polimorfismos de nucleotídeo único (variações genéticas chamadas de SNPs) eram significativamente mais propensos a desenvolver câncer na tireoide. Os pesquisadores examinaram um total de 176 genes e identificaram 10 SNPs que parecem aumentar o risco de câncer de tireoide entre os usuários de telefones celulares. Estes usuários com SNPs em quatro dos genes estudados tiveram mais de 200% de chance de desenvolver câncer. 

“Nosso estudo fornece evidências de que a suscetibilidade genética influencia a relação entre o uso de telefones celulares e o câncer de tireoide”, disse Yawei Zhang, M.D., Ph.D., professor do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública de Yale. “Outros estudos são necessários para identificar quais subpopulações são suscetíveis à radiação por radiofreqüência (RFR) e entender a exposição à RFR por diferentes padrões de uso de telefones celulares”.

Zhang observou que o estudo se baseou em dados coletados de 2010 a 2011, quando os smartphones foram introduzidos no mercado. Na época, apenas uma pequena proporção de pessoas tinha telefones inteligentes. Portanto, se o uso do telefone celular elevou o risco de câncer de tireoide, possivelmente isso foi decorrente  do uso de aparelhos de gerações mais antigas, que eram os mais comumente usados ​​quando os dados foram coletados.

Além disso, a transição para smartphones também sofreu uma grande mudança na maneira como os telefones celulares são usados ​​(por exemplo, mensagens de texto X ligações telefônicas). Portanto, este estudo sugere, em sua conclusão, que outras análises devem ser feitas para comprovação de tais achados.

Referências: Yale School of Public Health. “Thyroid cancer, genetic variations, cell phones linked in new study.” ScienceDaily. ScienceDaily, 12 February 2020. <www.sciencedaily.com/releases/2020/02/200212121948.htm>

Publicado por: Dra. Natália Andrade

223.736 Visualizações

2 respostas para “Câncer de Tireoide e Uso de Celulares – Existe Associação?”

  1. Roza Aparecida Ferri Wollner disse:

    Muito obrigada pelas informações, são muito úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *